Nossos Processos

Por saber que processos bem definidos e sistematizados contribuem para que a empresa poupe tempo e investimento na realização de projectos, desde 2015 a Jupiter conta com um premiado Escritório de Projectos e Processos, responsável por garantir que todos os trabalhos desenvolvidos sigam rotinas bem definidas e com as melhores práticas do mercado.

 

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Processos de Fábrica de Software

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  • Engenharia de Requisitos: inicia com o levantamento dos requisitos, identificando as necessidades do produto. Ao longo do desenvolvimento, garante alinhamento das necessidades de negócio do cliente com o produto a ser desenvolvido.
  • Desenho da Solução: tem o objectivo de desenvolver soluções que atendam aos requisitos do cliente, aos requisitos funcionais e de qualidade. Para isso, o desenho da solução é selecionado de acordo com critérios, desenvolvido e avaliado quando à sua adequação aos requisitos.
  • Construção da Solução: efetuar a elaboração dos componentes do produto utilizando as melhores práticas e tecnologias adequadas para a solução definida. Os componentes são integrados e disponibilizados para testes e validações.
  • Testes: são executados testes, de acordo com uma estratégia de testes, para garantir que o produto atenda aos requisitos e funcione adequadamente no ambiente desejado.
  • Transição: são planeadas e executadas atividades para garantir a correcta transição do produto para o cliente e as equipas de sustentação. A transição inclui capacitar os envolvidos, preparar os ambientes, implantar e acompanhar a operação do produto.
  • Sustentação: envolve suportar a operação do produto, incluindo dirimir dúvidas de uso do produto, corrigir eventuais defeitos do produto ou desvios da operação, e implementar melhorias.
 
Jupiter aplica o ciclo ágil para Desenvolvimento dos Produtos, alinhado aos processos descritos acima. O ciclo ágil permite resolver problemas complexos e de forma adaptativa, entregando produtos de forma incremental e com o mais alto valor possível.
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Processos de Infra-estrutura

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Nosso processo para gestão de serviços e infraestrutura de TI utiliza o padrão ITIL, apoiando na operação dos serviços, desenhados de acordo com a necessidades dos clientes, alinhados a uma estratégia para o ciclo de vida dos serviços. Além disso, as mudanças, melhorias e evoluções são executadas de forma coordenada, com o menor risco possível. Tudo isso permite avaliar constantemente a operação e promover sua melhoria contínua.

 

E para garantir alinhamento entre as expectativas dos nossos clientes e os envolvidos nos trabalhos, nossos processos de Gestão unem boas práticas do CMMI-DEV e CMMI-SVC, PMBoK, práticas de metodologias de desenvolvimento tradicionais (OpenUP), agéis (Scrum) e de gerenciamento de serviços (ITIL).

 

 

Conheça também as tecnologias que usamos