Jupiter lança Monitor da Covid-19 em Angola
Por admin em
Hoje completa-se um ano do início da pandemia da Covid-19 em nosso País. Foi no dia 21 de Março de 2020 que as autoridades de Saúde de Angola confirmaram os dois primeiros casos da doença em território nacional. Desde então, o País já registou 21.696 casos, dos quais 526 óbitos e 20.068 recuperados.
Naquela altura, a Jupiter já havia adoptado o trabalho remoto. Parte de sua equipa de consultores internacionais retornara para as suas bases familiares, em Portugal, África do Sul, Estados Unidos e Brasil. Estávamos a poucos dias de entrarmos no primeiro Estado de Emergência em tempos de paz, vivíamos o feriado prolongado de Libertação da África Austral e o clima era de incerteza e apreensão.
Para manter todos na empresa bem-informados sobre a pandemia, o departamento de Comunicação Corporativa da Jupiter passou a produzir e a remeter todos os dias para os colaboradores um boletim informativo sobre a Covid-19. Nesses informativos, havia as principais informações que a ministra da Saúde, Silvia Lutucuta, e o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, partilhavam nas conferências de imprensa de actualização dos dados realizadas no CIAM.
O anúncio das primeiras mortes, a 29 de Março. A chegada da delegação de médicos cubanos, a recomendação do uso de máscara facial, os primeiros voos de repatriamento e o início da transmissão local, em Abril. A instituição das primeiras cercas sanitárias e a decretação da Calamidade Pública, em Maio. A inauguração do hospital de campanha na Zona Económica Especial (ZEE) e a descoberta dos primeiros casos fora da província de Luanda, em Junho. O início da testagem rápida e a morte do primeiro médico por Covid-19, em Julho…
Todos estes eventos que formam a linha do tempo da pandemia em Angola foram acompanhados diariamente pelos colaboradores da Jupiter, por meio dos informes produzidos pela equipa da Jupiter News. O resultado desta acção: 243 boletins escritos e distribuídos internamente no ano de 2020.
Angola no caminho certo para superar a pandemia
Com a chegada das primeiras doses da vacina AstraZeneca e a arrancada da Campanha Nacional de Vacinação, que coloca Angola no caminho certo para superar a pandemia, a Jupiter decidiu partilhar o seu boletim informativo com a sociedade angolana. Com o lançamento, hoje, deste Monitor da Covid-19 em Angola, qualquer cidadão com um portátil, tablet ou telemóvel conectado à internet poderá consultar todos os dias os dados mais actualizados da pandemia em nosso País.
Os dados que o cidadão pode conferir abaixo são actualizados sempre às 20h30 e às 9h, após a divulgação dos mesmos pela Comissão Multissectorial de Prevenção e Combate à Covid-19. O Monitor é gerado automaticamente pelo Modela, a solução de Big Data e Inteligência de Dados da Jupiter que possibilita a empresas de qualquer porte o desenvolvimento de projectos de informação robustos que agreguem valor aos seus produtos e serviços.